top of page

Amplie a sua visão jurídica e estratégica: atue na Arbitragem!

  • Maísa da Silva Barboza
  • 26 de ago. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 17 de set. de 2024

Olá, bem-vindos e bem-vindas! Que bom te ter aqui!


Me chamo Maísa da Silva Barboza, sou bacharel na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC) e sou advogada há mais de 11 anos. Comecei em 2006 e passei por diferentes áreas do direito, tais como trabalhista, consumidor, bancários e seguros.


Somente em 2012, me aventurei em uma área que já tinha ouvido falar brevemente na faculdade, mas não tinha qualquer experiência ou conhecimento: a Arbitragem.


Tive a excelente oportunidade de trabalhar no Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC), que é o maior centro de arbitragem do Brasil e reconhecido - nacionalmente e internacionalmente - como um dos melhores.


Lá, fui Assistant Case Manager e, posteriormente, Case Manager cuja principal função era administrar os processos arbitrais desde o início até a sentença arbitral. Durante esse período, administrei mais de 400 (quatrocentos) processos, alguns casos de Mediação e Controvérsias sobre Registro de Domínio do NIC.br.

Selo - Ranking análise advocacia mulher

Em 2021, com muita gratidão, recebi reconhecimento de Especialista em Arbitragem. Na primeira edição da Análise Advocacia Mulher 2021 (Revista Análise Editorial), fui indicada como uma das - dentre muitas outras excelentes - advogadas mais admiradas pela Especialidade em Arbitragem.


Recentemente, escrevi um artigo como coautora do livro Mulheres no Direito que tinha como tema "Advogando na Arbitragem: Descobrindo um novo método de solução de conflitos" (2022). Não estava nos meus planos escrever livro, porém, a jornada profissional que me trouxe até aqui, novamente, me surpreendeu com esse honroso convite.

Lançamento do livro Mulheres no Direito, Vol. 1 – Poder de uma mentoria (Editora Leader), na qual sou coautora. (Foto: Evandro Macedo
Lançamento do livro Mulheres no Direito, Vol. 1 – Poder de uma mentoria (Editora Leader), na qual sou coautora. (Foto: Evandro Macedo)

Por que criei esse espaço - minhas motivações


Trabalhar como Case Manager me permitiu acompanhar todo o Processo Arbitral em detalhes, assim, pude observar como é a atuação dos advogados, o que esperam os árbitros, o que entendem as decisões judiciais a respeito da validade da arbitragem, as regras dos Centros de Arbitragem e tantas outras questões que envolvem a arbitragem.


Isso me deu uma visão estratégica do que dá certo e o que não funciona em Processos Arbitrais.


Mas, vejo que ainda há uma lacuna na arbitragem: a escassez de recursos que ensinem sobre as regras processuais de forma prática e a falta de profissionais no mercado que realmente expliquem como é atuar em Processos Arbitrais.


É comum encontrar colegas que desconhecem da arbitragem e colegas que enfrentam dificuldades para encontrar especialistas nessa área. Os poucos profissionais que têm conhecimento do Processo Arbitral já estão em escritórios especializados - é um mercado restrito!


Pensando nesse cenário que precisa mudar, digo que é possível que você, advogado e advogada, com as ferramentas certas, independentemente da área que atua no momento, desenvolva conhecimento e especialização no Processo Arbitral.


O que será abordado nos conteúdos


Sim, esse é "mais um" site/blog, e você pode se perguntar: como esses conteúdos vão me ajudar?


Bom, não existe um "Código de Processo Arbitral" assim como existe o Código de Processo Civil. Quanto a isso, mais pra frente comentarei como, então, são as regras processuais na arbitragem.


Compartilharei conhecimentos técnicos, informações, sugestões, pontos de atenção, esclarecerei como é o processo arbitral, diferenças entre o processo civil, o papel do advogado na arbitragem, dentre muitas outras especificidades.


Dúvidas sobre o processo arbitral? Atue na Arbitragem, posso te ajudar.


Se você, pessoa física ou jurídica, que tem uma cláusula arbitral no seu contrato ou quer saber se a arbitragem é a melhor opção para o seu caso, podemos agendar uma consulta.


Se você é um advogado ou advogada e quer se capacitar em arbitragem, aprender sobre o processo arbitral, desde a elaboração da cláusula arbitral até a execução da sentença arbitral, ou precisa de uma orientação específica sobre um caso de arbitragem de algum cliente, entre em contato comigo e conheça os meus serviços de consultoria personalizada.


Eu posso te ajudar a entender melhor esse instituto jurídico e a aplicá-lo na sua prática profissional. Atue na Arbitragem com segurança. Muito obrigada por chegar até aqui!


Um abraço e até o próximo artigo!

Assinatura digital


Maísa Barboza



Conteúdo criado por Maísa Barboza – Advogada especialista em Arbitragem. © Maísa Barboza Sociedade Individual de Advocacia – Todos os direitos reservados.





Comentários


Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram
  • Youtube
  • White Facebook Icon
  • X
  • White LinkedIn Icon

© 2024 por Maísa Barboza Advocacia. Criado com Wix.com

bottom of page